RIO DE JANEIRO - BRASIL

Brasil – Serra do Rio de Janeiro

A Serra do Rio de Janeiro, o destino mais procurado.

Quer conhecer a serra do Rio de Janeiro de verdade e descobrir paisagens deslumbrantes, cidades que respiram história, vilas hippies, hospedagens cheias de charme e uma diversidade de cachoeiras para você se maravilhar? Siga o roteiro…

Primeira etapa – Começamos nosso roteiro por Penedo e Visconde de Mauá na Serra do Rio de Janeiro.Esta viagem para a serra do Rio de Janeiro tem uma distância de 39 km de Penedo a Visconde de Mauá com muitas paisagens e vilas encantadoras. Inclusive a cidade de Visconde de Mauá é a mais adorada pelos  aventureiros, mas também pelos casais apaixonados. 

No trecho até o centrinho de Visconde de Mauá tem muitas paradas, as quais você pode fazer podendo tirar muitas fotos e ficar apreciando as paisagens de tirar o fôlego. A paradinha, mais bonita, que você precisa fazer é na cidade de Penedo que fica bem próxima da Rodovia Presidente Dutra.

A opção de passar a noite por lá antes de seguir viagem pode ser uma boa ideia até porque não tem como não se apaixonar pela cidade, que é uma verdadeira lindeza.

A cidade de Penedo tem um ar europeu e foi uma das únicas cidade brasileira  a ser colonizada por finlandeses. Assim sendo, aproveite a hospitalidade destes moradores, eles tem um bom número de pousadas e restaurantes para você realmente amar.

Uma passadinha no  museu Eva Hilden que fica na cidade, você vai conseguir matar sua curiosidade em saber mais sobre a história destes imigrantes.

Outro lugar que você  precisa colocar no seu roteiro é a famosa Casa do Papai Noel de Penedo ou também chamado de O Shopping da Pequena Finlândia. Também é um shopping a céu aberto, lá é Natal o ano todo, se você vai com crianças viajar é parada mais que obrigatória.

Imagem

Fonte: casacommoda.com.br
Bem, saindo de Penedo, tem uma nova paradinha em Serrinha do Alambari, no distrito de Resende que fica uns 5km estrada a dentro, lá você encontra muitas cachoeiras de águas cristalinas que são de propriedades particulares.

Nesta cidade você tem as famosas Trutas, peixe da região, vale a pena comprar por um preço bem mais em conta. Então, antes de sair de casa capricha na sacolinha térmica ou no isopor para você armazenar e depois fazer aquela peixada.

Saindo de Serrinha do Alambari, você irá passar pelo povoado de Capelinha, e daí mais 15km até Visconde de Mauá. Igualmente, neste percurso tem uma bela paisagem que você vai curtir muito o visual.

Quando você chega a 1300 metros de altitude você terá alguns mirantes para tirar aquela foto inesquecível. Logo, seguindo a viagem começa uma grande descida e vai ficando  cada vez mais próximo da cidade de Visconde de Mauá. 

O primeiro sinal de que você chegou nela é visualizando uma igreja que fica em uma praça, porém a cidade de Visconde de Mauá se subdivide em várias vilas.

Deste modo, a vila que traz o nome a cidade é a que possui mais comércio e restaurantes,  já à esquerda temos Maringá que concentra as pousadas e restaurantes. 

Logo depois temos Marombas que possui uma diversidade de cachoeiras maravilhosas e é um dos pontos mais procurados na serra do Rio de Janeiro. 

Na estrada, você começará a ver diversas placas de Vales que ficam morro acima, onde você irá encontrar novas pousadas, cachoeiras, restaurantes e muita natureza. Desta maneira, estes vales são reduto de pessoas que procuram privacidade e muita calmaria.

Se você quer agitação, Maringá é a ideal com diversos lugares para se alimentar, muitas lojas de artesanato e um bom movimento.

Este é o primeiro roteiro da serra do Rio de Janeiro a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o trajeto entre Petrópolis e Casemiro de Abreu.

Aproveitamos e deixamos para este primeiro roteiro umas dicas de onde ficar, onde comer e o onde passear abaixo. Dá uma conferida!

ONDE FICAR?
PENEDO: 
***Hotel Girassol, bem amplo, ótimo para ir com a famíla e fica na parte alta de Penedo
VISCONDE DE MAUÁ: 
****Pousada Mauá Brasil
Encontra-se na região montanhosa, com uma linda vista e fica a 5 minutos do centro do local.

ONDE COMER?
PENEDO: ***Jazz Village Bistrô 
Você encontra ele dentro da pousada pequena Suécia, possui show de Jazz ao vivo e tem um ambiente bem aconchegante.
VISCONDE DE MAUÁ:
***Gosto com Gosto – 
Pratos com toque mineiro, comida saborosa, local  tradicional, decoração rústica e aconchegantes.

ONDE PASSEAR?
O forte da região são as maravilhosas cachoeiras, e as  mais conhecidas são a Sta Clara e a Escorrega, ambas tem um o acesso mais fácil, já um pouco mais adiante a cachoeira do Vale Alcantilado e próximo a ela temos o Museu Duas Rodas, que vale a pena dar uma passada.

Próxima etapa – Viajando de Petrópolis a Casemiro de Abreu na serra do Rio de Janeiro
Iniciamos pela linda cidade de Petrópolis que nos traz um ar de realeza com seus vários palácios da época imperial. Um cenário que nos leva ao século 19, um verdadeiro centro histórico real.

Logo em seguida uma parada  em Itaipava, distrito de Petrópolis,  conhecida pela boa comida e pela modernidade de seu prédios na serra do Rio de janeiro. 
Um restaurante muito conhecido é o Parrô de Valentin que  tem em seus pratos principais o bacalhau e as sobremesas portuguesas.  Além deste local, existe a Casa do Alemão que serve um maravilhoso croquete de carne.
O Bistrô Gouveia também tem fama de boa comida e de bons vinhos, junto a ele tem a loja Olhar o Brasil que vende peças decorativas feitas pelo arquiteto Chicô Gouvea.
Retornando a estrada no  trecho entre Itaipava e Teresópolis, o percurso realmente impressiona qualquer olhar, pois para um lado é as lindas montanhas da serra dos Órgãos e o outro um vale belíssimo que abriga milhares de pousadas aconchegantes que os casais apaixonados adoram.
A cidade é muito linda e conta com o mirante do soberbo, que fica ao fim da Rio-Teresópolis. Assim, conforme o dia, você consegue até avistar a baía de Guanabara ao longe. 
Realmente a serra do Rio de Janeiro é de se apaixonar!


Imagem

Fonte: Flickr.com/photos-Carlos Vieira
A cidade de Teresópolis tem um bom acesso a Serra dos Órgãos e com ótimas trilhas, fáceis para serem feitas, porém é bom ter um bom preparo físico, principalmente porque dependendo da trilha escolhida, você pode caminhar até 10km para chegar no ponto mais alto que fica a  2 mil metrôs de altitude até a conhecida pedra do Sino.

Conhecendo o famoso trecho entre Teresópolis e Nova Friburgo da serra do Rio de JaneiroOutro trecho bem conhecido é o chamado Terê-Fri, entre Teresópolis e Nova Friburgo,  nele a beleza da natureza contribui com o seu verde. No entanto, o que chama a atenção são os chamados Três Picos, que ficam no Parque Estadual Homônimo.

Este trecho tem muitas opções como ótimas hospedagens, gastronomia de dar água na boca, artesanato, lojas diversas e também podemos fazer algumas trilhas ou até mesmo outro esporte típicos desta região.

​O que não podemos esquecer é da famosa cachoeira dos frades em Teresopólis, que fica no distrito da Campanha. Assim como, suas águas cristalinas e prontas para um belo banho ou para ficarmos admirando-a.

Chegando na divisa com Nova Friburgo tem um variedade de lojas de todos os tipos, é o destino de muitas pessoas que buscam fazer compras na serra do Rio de Janeiro. 

Neste mesmo trajeto em Conquista chegamos na Casa Suiça,  que possui como sua maior atração a escola de queijos caprinos, além dos deliciosos chocolates que são fabricados na hora com direito a acompanhar tudo de pertinho e também degustar.

Inclusive neste mesmo ponto você vai encontrar o Museu Suiço que explica a história da colonização destes imigrantes e também o Museu de Taxidermia com diversas espécies de animais para você ver de pertinho.

Seguindo viagem pela serra abaixo, surge o Apiário Amigos da Terra  que além de você poder comprar aquele mel puro e demais produtos coloniais, você ainda pode  visitar o Museu do Mel e entender mais sobre este universo das abelhas.

Chegando bem próximo a Nova Friburgo, avistamos o Jardim do Nêgo, que fica em Campo do Coelho. Neste lugar você pode ter um contato em tempo real com a arte, pois é onde o cearense e artista plástico Geraldo Simplicio tem suas esculturas gigantes feitas ao ar livre, usando o barro. Realmente impressiona!

Agora chegando em Nova Friburgo, que é um polo comercial e com grande concentração de lojas, podemos fazer umas belas comprinhas com preços bem camarada. 

Aproveitando mais a cidade, o Country Club tem uns jardins e lagos que rende belas fotos e você tem uma visão muito boa das montanhas neste local.

Interessante para visitar também é Mury e Lumiar, lá a gastronomia se destaca e você pode ter certeza que vai matar toda a sua fome.

A estrada até Mury e Lumiar  é encantadora e com muito natureza, cheia de pousadas e de plaquinhas de cachoeiras.

Passando mais adiante chegamos a Vargem Alta, uma das maiores produtoras de flores do Brasil, uma paisagem cheia de campos floridos e muito colorido.

Neste mesmo percurso existe as trilhas da APA de Macaé de cima, além disso você pode se aventurar no rafting do rio macaé ou também tomar aquele banho na Cachoeira Indiana Jones.

Um pouco mais adiante de Lumiar, temos  São Pedro da Serra com a gastronomia pulsante e muitas lojinhas com artesanato que completam um passeio inesquecível por esta zona.

Novamente voltamos para a estrada serramar e continuamos a descer a serra, e avistamos por diversas momentos o rio macaé e também conseguimos presenciar o encontro entre o rio bonito e o próprio macaé. 

Desta forma, para que possamos ver o encontro dos dois rios de perto, você consegue chegar usando uma trilha e uma ponte. Além disso, em uma parte do rio Bonito você consegue até nadar, já o rio macaé não é aconselhado para banho.

Pedra Riscada não pode ser esquecida, pois completa o cenário junto com a estrada que segue rodeada de montanhas a serem admiradas.

Enfim, quase no meio do trajeto surge um mirante com vista para uma Cascata que o nome conhecido nada mais é do que o próprio nome, Cascata.

Na descida quase chegando ao nivel do mar, surge o vilarejo do Sana, um ex local de hippies que transmite muita paz, tranquilidade e muita natureza. Assim como, também é possível aproveitar as duas cachoeiras:  A cachoeira do pai e o Escorrega.

Passando destes pontos a estrada serramar começa a finalizar na BR-101, na cidade de Casemiro de Abreu.

Veja abaixo um lista com roteiro de alguns lugares que você pode gostar:

PETROPOLIS
ONDE FICAR PETRÓPOLIS/ ITAIPAVA?
SOLAR DO IMPÉRIO 
POUSADA MONTE IMPERIAL
POUSADA ARCÁDIA
ONDE COMER PETRÓPOLIS/ ITAIPAVA?
RESTAURANTE FAZENDA DAS VIDEIRAS
COCOTTE BISTRÔ
ONDE PASSEAR?
MUSEU IMPERIAL NO CENTRO HISTÓRICO
CATEDRAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
PALÁCIO DE CRISTAL
PALÁCIO QUITANDINHA

TERESÓPOLIS
ONDE FICAR EM TERESÓPOLIS?
COMPLEXO LE CANTON
URIKANA Boutique Hotel
ONDE COMER EM TERESÓPOLIS?
Dona Irene
Manjericão
ONDE PASSEAR EM TERESÓPOLIS?
Fazer trilhas da Serra dos Órgãos

NOVA FRIBURGO
ONDE FICAR EM NOVA FRIBURGO?
em Mury
Dominguez Mestre Mirador
ONDE COMER EM NOVA FRIBURGO?
CRESCENTE GASTRONOMIA
VIVA RÔ
ONDE PASSEAR? 
Country Clube
Pico da Caledônia

LUMIAR
ONDE FICAR EM LUMIAR?Pousada Fonte Viva
Vila São Romão
ONDE COMER EM LUMIAR?
 Cilanto Bistrô
ONDE PASSEAR EM LUMIAR?O encontro entre os rios macaé e rio bonito
Banho de cachoeira Indiana Jones

Se gostou das nossas dicas ou se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Suas sugestões também serão bem-vindas.

Please follow and like us:
العربيةবাংলা简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschहिन्दीItaliano日本語PortuguêsРусскийEspañolTürkçe
error

Did you like this content? See more on social networks

Instagram
YouTube
Alerta Email
RSS
Linkedin
error: Conteúdo protegido