igreja de pedra - canela

Serra gaúcha – Gramado e Canela

Gramado e Canela são conhecidas por serem cidades turísticas da serra gaúcha. Há muitas ocasiões e programas culturais em algum momento do ano, dada a infraestrutura próxima. 

A cidade de Gramado, por exemplo, é pequena, porém seu movimento é bastante grande. As estações populares máximas são o inverno e o Natal, além de feriados. Os turistas ficam na expectativa para espiar a neve.

As temperaturas destas cidades estão abaixo das comuns do país, tanto por estar na região sul e também por estar na serra gaúcha em alta altitude

TEM NEVE EM GRAMADO?

Devido às frentes frias, embora seja muito difícil esperar ocorrências, a temperatura geralmente cai para números congelantes abaixo de zero ° C, enquanto geada e até neve podem surgir. A precipitação é frequente durante o ano, com médias mais baixas entre abril e junho.

Mas será que vou ver neve? Essa é uma dúvida comum entre os turistas.

Muitos viajam para a serra gaúcha considerando ver neve, no entanto, a realidade é que pode ser um fenômeno difícil de parar e antecipar antes. Em julho ou agosto, é possível que também ocorram geadas, mas nenhum indivíduo pode garantir que você irá ver as paisagens brancas. Cruze os braços e fique na torcida!

O inverno é uma estação de alta temporada, onde muitos casais e famílias que desejam se divertir com as baixas temperaturas. Do final de novembro a janeiro, a beleza das hortênsias assume o lugar.

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

Tenho o famoso evento do festival de cinema de Gramado na serra gaúcha e é conhecido por fornecer aos vencedores das categorias concorridas um Kikito em miniatura e atrair muitas celebridades do cinema.

NATAL LUZ DE GRAMADO

No final do ano, a cidade começa a se iluminar com as decorações de Natal. De novembro a meados de janeiro, os viajantes podem se divertir com a Christmas Light, uma exibição ao ar livre que oferece sons, luminárias, figurinos e fogos de artifício. 

O Natal de alta qualidade no Brasil atrai e encanta audiências de todas as idades. Se seu objetivo é visitar ela na época de natal, a dica é reservar seus ingressos de hotéis e shows mais cedo. É algo inesquecível!

COMO CHEGAR A GRAMADO

Para as pessoas de diferentes estados além do Rio Grande do Sul, viajar com a ajuda de avião para Porto Alegre lhes oferece consolo e velocidade. Uma mistura de trasportes é a maneira mais comum de chegar a Gramado e Canela: avião MAIS carro ou avião MAIS ônibus.

O aeroporto mais próximo de Gramado é Caxias do Sul, no entanto, o aeroporto com uma forma excepcional e o que a maioria usa para chegar a Gramado é Porto Alegre, a cerca de 115 km.

Indo De avião

O Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre é o principal aeroporto do Rio Grande do Sul. Está situado a cento e quinze km de Gramado; Devido à distância, você pode querer uma alternativa de transporte para chegar a Gramado podendo ser ônibus, carro alugado ou carro de aplicativos como uber, 99 e etc.

Para sair do aeroporto, algumas pessoas alugam serviços de transfer para concluir a viagem a Gramado e Canela ou alugam veículos dentro do aeroporto. No entranto, caso você precise de uma maneira mais barata, sugerimos que você use o ônibus Citral.

Esta linha está passando pela estação de ônibus e depois pelo aeroporto; portanto, não se preocupe em ir à rodoviária para chegar ao seu local de férias. 

O aeroporto local de Caxias do Sul é uma opção diferente para quem chega de avião com uma distância bem menor em torno de 70km de Gramado. No entanto, a passagem costuma ser mais cara que o aeroporto de Porto Alegre.

Indo De ônibus

A rodoviária municipal de Gramado está localizada bem no centro da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em incríveis momentos do dia. Os ônibus também chegam de cidades que incluem São Paulo, Curitiba e Santa Catarina.

Para a rota Porto Alegre – Gramado / Canela, a linha número um é do Citral

Indo de automóvel

Dependendo do seu local de origem, existem várias alternativas para chegar a Gramado na serra gaúcha com o recurso de veículo alugado ou próprio. Durante a viagem, reserve um tempo para abrir as janelas,aprecie um pouco da brisa local, observe a paisagem ou aproveite e pare em algum ponto para tirar aquela foto linda.

Para quem fica em Canela, provavelmente será vital aumentar a aventura em apenas 7 km ao longo da Avenida Das Hortênsias, que liga Gramado a Canela.

ONDE FICAR EM GRAMADO OU CANELA

Se sua opção é um hospedagem mais barata Canela possui vários pontos de hospedagem, sendo menos elegante, tem um preço mais baixo. Canela é mais silenciosa e tem lindas paisagens; Se você for com o auxílio de um automóvel, é fácil ir a Gramado, apenas  7 km de distância.

Gramado e Canela têm fama de ter hospedagens requintadas, com acomodações para todos os tipos de preços e gostos. A maioria das hospedagens se concentram no centro assim como as lojas e restaurantes . 

Se a sua pousada estiver a alguma distância dos principais pontos turísticos, o conselho é utilizar o transporte gratuito disponibilizado por meio de muitas atrações.

Para quem precisa conhecer a cidade andando, através de transporte público ou não possua um veículo, priorize a área da hospedagem mais próxima ao centro da cidade onde você terá fácil acesso a transporte e ao comércio local.

O QUE FAZER? 

Em Gramado e Canela, a natureza é muito presente com muitas cachoeiras, mata nativa árvores seculares de araucária, muito ar puro, animais selvagens. Com o surgimento do turismo, essas cidades cresceram e oferecem muitas alternativas rica e variada.

Seja em uma caminhada ao ar livre ou entre seus museus, a marca registrada  é diversão para todas as idades, especialmente para famílias que acompanham seus filhos. 

Durante o dia, os turistas dividem a maioria dos pontos turísticos de Gramado e Canela e, no final da tarde, voltam ao hotel para relaxar e jantar em um esplêndido local para comer. 

Para começar o seu passeio, recomendamos que você vá para a região central de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros, onde fica a paróquia de São Pedro, e a Rua Coberta, onde existem locais para comer genuínos e nos quais você pode tomar um chocolate quente extremamente bom. 

Outro ponto muito visitado é o Lago Negro é ótimo para um passeio ao ar livre em um dia adorável e produz imagens extremamente lindas, especificamente na estação das hortênsias.

Para uma aventura divertida, não deixe de visitar o Mini Mundo, um parque ao ar livre onde as réplicas são menores que as casas reais e que também rende lindas fotos. Para caminhadas distintas, vá ao Le Jardin, um gramado de lavanda ou também conheça o Zoológico de Gramado que só possui animais da fauna brasileira. 

O Snowland, um local fechado com neve artificial que se tornou um dos maiores pontos de interesse da cidade onde é possível patinar na neve. 

A Avenida principal Das Hortênsias é a rua entre Gramado e Canela, e há várias atrações em sua extensão que incorporam as fábricas de chocolate Prawer e Caracol, onde é apresentado toda a história do chocolate. 

Além deste acima nesta mesma avenida você encontra o Hollywood Dream Cars, um museu onde automóveis antigos podem ser exibidos, o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show, com diversas motos inclusive  motocicleta Harley Davidson e os Super Cars nos quais você pode contratar carros de modelos de luxo.

Em Canela o Parque Estadual do Caracol é um dos locais mais visitados de todos onde possui a maior atração a sua exuberante Cascata do Caracol, e no outro parque bem ao lado, conhecido como Parques da Serra, estão os bondinhos de cabos aéreos que oferecem uma bela vista da cachoeira.

Também em Canela, pode surgir o grande interesse em conhecer o Parque da Ferradura, um local que do alto você pode apreciar a paisagem. Outro ponto para conhecer é o Castelinho Caracol, uma casa antiga e que virou museu hoje em dia e que tem uma cafeteria e ficou famosa por servir um apreciado apfelstrudel.

Atrações adequadas para pessoas com crianças seria o Alpen Park e além deste também o Florybal Magic Land Park; Na região central de Canela fica a Catedral de Pedra, que fica toda iluminada a noite. Um espetáculo!

Durante a noite…O forte de Gramado e Canela não é o agito e as baladas, porém existem pubs que oferecem algo mais badalado a noite.

O que é de costume a noite é explorar o centro a pé e escolher um belo restaurante para jantar ou comer um fundue e beber um bom vinho.

Quem quer mergulhar na cultura gaúcha existe a opção popular da churrascaria Garfo e Bombacho com shows e danças tradicionais.

Que curte uma cervejinha precisa conhecer o MF Taberna, que encontra-se no centro de Gramado e tem milhares de sabores de cerveja artesanal. É um bom lugar para encontrar diferentes amigos e bater aquele papo descontraído.

Para aqueles que preferem algo mais animado com banda de música, público mais jovem seria o Boteco do Bill e Bill Bar.

Agora o espetáculo fica por conta do Natal Luz com os espetáculos a noite com a decoração iluminada no período de novembro até início de janeiro, muitos carros alegóricos e muitos eventos a noite.Vale muito a pena conferir!

ONDE COMER ?

Os restaurantes servem os mais variados paladares e diversos bolsos, indo da comida oriental, alemã, italiana e por ai vai….

Uma preferência muito famosa é as sequências de fondue, e são bem fartas e variadas, para comer a vontade, programe no seu roteiro esta opção deliciosa.

Os cafés coloniais são os mais tradicionais de gramado, quem vai para serra gaúcha precisa provar as delícias que são servidas, você encontra eles espalhados pela cidade.

A gastronomia é bem avançada em Gramado e Canela. Os valores dos restaurantes são geralmente excessivos, portanto, procure um desejo saboroso que se adapte ao seu bolso.

Uma facilidade é que a maioria dos restaurantes de gramado oferecem é o transporte rápido do restaurante para o hotel.

Os pratos servidos além de serem muito saborosos são muito fartos mesmo, se você está de dieta será uma grande tentação resistir. 

Uma dica é conferir se existe algum desconto oferecido em parceria com seu hotel e os restaurantes. 


Please follow and like us:
العربيةবাংলা简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschहिन्दीItaliano日本語PortuguêsРусскийEspañolTürkçe
error

Did you like this content? See more on social networks

Instagram
YouTube
Alerta Email
RSS
Linkedin
error: Conteúdo protegido